Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Complexo Medplex Eixo Norte, Porto Alegre, Brasil

Solução de segurança resolve acesso e aumenta a produtividade em obra hospitalar

Descrição

Medplex Eixo Norte é o mais novo complexo hospitalar de Porto Alegre (RS). Com mais de 6 mil m² de área construída, o empreendimento tem como grande diferencial reunir em um único lugar clinicas, consultórios e salas comerciais. Trata-se, portanto, de um modelo de negócio que entrega uma infraestrutura completa para facilitar o dia-a-dia de médicos e pacientes.

Solução ULMA

Um dos desafios da obra era garantir o acesso prático, rápido e seguro de funcionários para a realização de atividades importantes, como por exemplo a proteção das juntas de dilatação do edifício. Nesse caso específico, vale ressaltar que cada torre do empreendimento – formada por três juntas construtivas – subiu com uma defasagem de dois ou três pavimentos.

Responsável pela obra, a Cyrela Goldsztein recorreu ao andaime multidirecional BRIO da ULMA Construction, uma solução formada por postes de segurança, guarda-corpo e plataformas antiderrapantes que garante rápida montagem e grande flexibilidade para cobrir as mais complexas geometrias – características importantes que resolveram o problema de acesso de funcionários para a execução das juntas de dilatação das torres.

 O andaime BRIO foi utilizado em toda a periferia do empreendimento e serviu de apoio para garantir atividades mais produtivas no processo de qualidade, além de uma conferência mais efetiva nas tarefas por parte de engenheiros. “Às vezes, em uma determinada altura, o engenheiro não sobe no balancim para fazer a conferencia do serviço. Com o equipamento da ULMA, foi possível fazer verificações em todos os locais da fachada”, aponta Gustavo Navarro, diretor de engenharia da Cyrela.

Ele também foi utilizado apoiado em balanço sobre perfis especiais para evitar a perda de áreas de acesso e estocagem conforme a evolução da obra, assim como no fechamento dos vãos onde o elevador cremalheira seria instalado e em balanço, combinando com outros equipamentos da ULMA.

Com a solução, foi possível ainda agilizar determinadas etapas de aplicação, como na instalação do drywall em paralelo à alvenaria. ”Isso nos trouxe um ganho de cronograma de obra”, ressalta Navarro.

Complexo Medplex Eixo Norte, Porto Alegre, Brasil