Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Como a gestão de equipamentos locados em obra pode reduzir os custos finais das obras de Construção Civil?

15/06/2021
A locação de equipamentos em obras de construção civil, é uma prática comum nas construções no Brasil, uma vez que as construtoras não disponibilizam espaço físico para armazenar, equipe para fazer a manutenção, além de gerir o estoque desses equipamentos, algo que poderia gerar altos custos as construtoras. E um dos principais equipamentos alugados pelos clientes são fôrmas, escoramentos e andaimes.

Utilizados basicamente na fase de estrutura das obras, como qualquer outro equipamento locado, necessita de alguns cuidados com gestão e manuseio, a fim de não sofrer danos ou perdas que geram altos custos de indenização na devolução dos equipamentos e encerramento dos contratos de locação e acaba tendo peso importante no custo global da obra. Fator que não é interessante para as construtoras e muito menos aos locadores, que acabam perdendo novas locações por falta desses equipamentos perdidos ou danificados em estoque.

Para minimizar esses impactos, a ULMA Construction preparou este material, a fim de minimizar essas incidências nas obras, baseado em 2 pilares importantes, que são a gestão e manuseio desses equipamentos nas obras, a seguir detalharemos cada um deles.

1- Gestão

Gestão em primeiro lugar, pois é um dos principais itens que ajudam a reduzir os custos de indenização na locação de equipamentos e um dos menos adotados pelos clientes, uma vez que os maiores valores de uma indenização, está na perda de equipamentos ou peças, não em itens danificados e/ou falta de manutenção / limpeza. Abaixo listamos algumas recomendações para melhorar esse processo:

  • Contrate um transportador de confiança para o transporte.
  • Enviar conferente para retirada dos equipamentos.
  • Na descarga, reservar um espaço de preferência fechado no canteiro para armazenamento e estoque dos equipamentos.
  • Procure separar os materiais por tipo e tamanho.
  • Armazenar peças pequenas em sacos ou caixas, pois as mesmas costumam se perder facilmente em lama ou concretagens.
  • Criar um controle de estoque em obra e definir um responsável por ele, que gerencie a entrada e saída dos itens do estoque.

2- Manuseio / Uso

Não menos importante, utilizar os equipamentos de maneira correta diminui e muito a quantidade de equipamentos danificados por seu uso, mantendo-o em plenas condições de uso por inúmeras vezes. Para isso existem alguns processos que podem e devem ser utilizados pelas construtoras:

  • Efetuar treinamento de uso dos equipamentos com a Equipe da ULMA, com todos os usuários da obra, a fim de utilizar os equipamentos da maneira correta, evitando mal-uso.
  • No caso das formas utilize desmoldantes de qualidade e aplique da maneira correta.
  • Após as concretagens procure limpar as das fôrmas, escoramentos e andaimes, evitando que fiquem com grandes partes de concreto, remoção de pregos, etc.
  • Não arremessar equipamentos de um local a outro ou de um andar a outro, pois o mesmo pode ser danificado.
  • Antes de devolver, procure remover ao menos grandes pedaços de concreto dos equipamentos, evitando cobranças de manutenção, uma vez que apenas nata de concreto, não são cobradas dos clientes.
  • Organize os materiais por tipo ainda no solo e coloque sobre calços de madeira, para facilitar a descarga com a empilhadeira.
  • Envie novamente o conferente a fim de comparar o que foi entregue e o que está sendo devolvido.