Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Novas Arquibancadas no Estádio Benito Villamarín

27/05/2019
Com a construção das arquibancadas Sul, o Estádio Benito Villamarín se tornará o quarto de maior capacidade da Espanha. Nesta nova arquibancada terá uma área de entretenimento e um espaço Premium, com 435 lugares e assentos mais confortáveis, além de acesso direto a três salas VIP.

A ULMA projetou soluções especiais de fôrmas e escoramentos para a execução dos elementos estruturais das arquibancadas: pórticos, vigas intermediárias e coroa. Ambas as vigas possuem geometria complexa, com uma planta com dois raios de curvatura diferentes, maior na área central e menor nas extremidades da arquibancada.

Para evitar a ocupação do piso com torres de escoramento, a ULMA propôs uma solução para consoles de grandes cargas, devido à reduzida espessura das paredes. Uma vez instalado entre dois pórticos consecutivos, dois perfis de 15 m foram colocados como suporte para a fôrma de vigas ENKOFORM.

A fôrma foi dividida em dois módulos de 6 m para executar os diferentes comprimentos da viga e assim movimentar os conjuntos.

Os projetos desta solução, bem como os elementos auxiliares, permitiram que a colocação e movimentação do console pudesse ser feito com um guindaste de torre dentro do estádio, mesmo com a viga intermediária já executada.

Por conta da impossibilidade de usar os consoles nos trechos de união entre as estruturas pré-existentes e as novas, as cargas dos perfis foram transferidas para o solo com torres de escoramento T-500.