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Escoramento em balanço para não parar o tráfego na região das obras do Metrô Linha 15 Prata Monotrilho

08/10/2021
O Metrô Linha 15 Prata Monotrilho é mais uma importante obra do governo do estado de São Paulo, que permitirá a conexão de bairros populosos à região central da cidade.

Por meio da interligação com a Linha 2-Verde do Metrô na estação Vila Prudente até a estação São Mateus, além das futuras estações Jardim Colonial, Boa Esperança e Jacu-Pêssego, que após a conclusão das obras, irá beneficiar quase 500 mil pessoas por dia.

A ULMA, especialista em soluções para obras de metrô, está participando deste importante projeto, em parceria com o consórcio CEML no fornecimento de sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes para a construção de estruturas, pilares e acessos as áreas de construção.

O Track Switch, estrutura que faz a troca de trilhos dos trens, foi o principal desafio desta obra, pois exigiu um escoramento com perfis metálicos especiais em balanço de até 6m sobre as vias, além de não interromper o tráfego de veículos. Os perfis foram apoiados a uma altura de até 18 m, com torres de escoramento Cimbre T-60, sistema especialmente desenvolvido para obras de infraestrutura que exijam alta capacidade de carga, em conjunto com a fôrma ENKOFORM HMK para a concretagem da estrutura, fôrma que se adapta a qualquer geometria de concreto e pressões de concretagens, além de ter um excelente acabamento de concreto.

O acesso dos trabalhadores as diversas áreas de trabalho em altura da obra, foi solucionado com o sistema de andaime multidirecional e escadas BRIO, que atende a todas as exigências e normas de segurança do trabalho.

Foram mais de 500 toneladas de equipamentos aplicados dentro dos prazos acordados, além de todo suporte técnico em conjunto com o cliente nos trabalhos de montagens e soluções de engenharia que exige uma obra dessa complexidade.