Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Soluções facilitam a construção de túneis

27/07/2021
A execução de túneis é um dos mais complexos métodos de construção da engenharia mundial, que consiste na necessidade de vencer um obstáculo ou criar uma passagem subterrânea para acesso de um local a outro, essa é a principal finalidade dos túneis.

Os principais métodos construtivos são o TBM (Tunnel Boring Machine) escavados por máquinas (tatuzão), NATM e o Drill and Blast, sendo o método NATM aplicado a maciços terrosos (solos), onde as escavações são parciais com “side drift”, que com avanços reduzidos minimiza os impactos, como também o Drill and Blast, que consiste na perfuração e desmonte com explosivos, mais aplicado em áreas rochosas maciços.

Em geral são os métodos escolhidos para a construção de túneis de metrô, túneis rodoviários, túneis de mineração, ou ainda túneis em locais abertos, como em galerias para construção de usinas hidrelétricas ou desvios fluviais.

Dentro desse contexto, existem diversas soluções e tecnologias que podem ser utilizadas nestas construções, e é sobre elas que vamos falar nesse artigo.

Por ser uma construção de alta complexidade, envolve muitos profissionais de engenharia, geólogos, especialistas em concreto, solo, terraplenagem capazes de propor as melhores soluções e diagnósticos para cada variável da construção. Além destes profissionais, as empresas especializadas em sistemas de Fôrmas, Escoramentos e Andaimes são fundamentais neste tipo de construção.

A seguir veremos algumas possibilidades de tecnologias nesse âmbito:

Carros para Túneis de Metrô, Rodoviários ou de Mineração

É um sistema composto por um carro móvel sobre trilhos, que faz o trabalho de fôrma e escoramento em um único equipamento, ideal para revestimento de túneis escavados de até 1km de extensão, com a vantagem de ser totalmente configuráveis as capacidades de carga e pressões exigidas, possuir todos os sistemas de segurança integrados como plataformas de trabalho, acessos e outros elementos integrados.

As principais vantagens deste sistema consistem na produtividade, uma vez que após a concretagem, o sistema é movido sobre trilhos para a nova área de concretagem, evitando assim os trabalhos de montagem e desmontagem das estruturas, além de ser um sistema oferecido em regime de locação, que proporciona um custo benefício para obra.

Carros para Túneis de Galerias, Desvios Fluviais (Falso Túnel)

Basicamente a grande diferença desse carro para o sistema anterior, consiste em uma fôrma na parte superior para a execução da estrutura que por ser a céu aberto, é totalmente de concreto, formando assim a abóboda ou formato do túnel, que também pode ser quadrado, dependendo do caso.

As vantagens também seguem as mesmas, pois também trabalham sobre trilhos de movimentação, economizando tempos e mão de obra de montagem, e também seguem o mesmo padrão de economia de custos.

No Brasil, há muitas obras que utilizaram essas tecnologias, como linhas de metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro, Usinas Hidrelétricas qual a ULMA participou da construção dos túneis com sucesso tanto do ponto de vista executivo, quanto econômico.

A ULMA é especialista nesse tipo de obra. Conte conosco escolher o melhor sistema e método construtivo.