Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

ECE Thier Areal, Dortmund, Alemanha

Fornecimento de material na medida

Descrição

Situado no Centro de Dortmund, é um dos maiores e mais avançados centros comerciais da Alemanha.

Seus 33.000 m2 de superfície distribuem-se em 4 níveis. Conta com 5.000 m2 de escritórios, três andares de estacionamento (700 vagas) e 150 lojas e restaurantes. Em sua construção, utilizaram-se 50.000 m3 de concreto e 7.400 t de vergalhões.

Solução ULMA

Tanto no desenho como na execução, o projeto exigiu um minucioso trabalho que se traduziu em grande êxito. Diante do escasso espaço disponível, o fornecimento de material foi chave, com quantidades e tempos adaptados ao ritmo da obra.

A fôrma vertical ORMA ajustou-se com precisão a execução de paredes e vãos de escadas. Sua vasta gama de painéis permite a formação e simples união de grandes conjuntos, além de realizar vários cantos a 90° com poucos acessórios.

Com várias paredes em concreto aparente, por exemplo, as paredes curvas, executadas com fôrmas de raios precisos e ajustes sem esforço.

O capitéis das colunas, executados com fôrma articulada F-4 MAX, realizaram-se com Mesas VR transportáveis. Suas vigas VM-20 forradas com compensado de 21 mm, garantiram um alto rendimento em grandes áreas e soluções repetitivas.

A execução de lajes completou-se com ENKOFLEX apoiado com escoras EP e Cimbre T-60 em grandes alturas.