Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Fôrmas, Escoramentos e Andaimes para a construção

Central elétrica de Kozienice, Polônia

Redução de custos, altos padres de qualidade e elevadas exigências de segurança

Descrição

A usina de Kozienice, em operação desde 1972, é a segunda maior central elétrica de carbono da polônia e a primeira em capacidade de produção. Desde 2012 está construindo uma nova unidade de energia, que com 1.075 MW, aumentará a produção nacional de energia em cerca de 5%.

Solução ULMA

A ULMA forneceu equipamentos para a execução de várias instalações da obra: sala de caldeiras, sistemas de dessulfuração de gases de combustão, edifícios para equipamentos elétricos e torre de refrigeração.

  • Sala de caldeiras:

Com dimensão de 87,1 x 63,3 m e alturas entre 3 e 6 m, foi concretado mais de 20.000 m3 de concreto numa só tomada. As paredes sólidas necessárias nas fundações e canalizações foram realizadas com treliças monoface SMK, criadas com riostras MK, compatíveis com qualquer fôrma para parede, neste caso foi

à Fôrma Modular ORMA. Nesta fase, também estão inclusas canalizações de 3,3m de alturas executadas com o mesmo sistema de fôrma monoface.

  • Sistemas de dessulfuração de gases de combustão:

A geometria de cada estrutura determinou a seção do produto:

    • ORMA, para as paredes retas, por sua produtividade e mínimos custos de mão de obra de montagem.
    • Com BIRA foram realizadas as paredes curvas, já que dispõe de um mecanismo muito simples que gera o grau de curva solicitado.
    • ENKOFLEX para lajes, é o sistema adequado em geometrias irregulares.
  • Torre de refrigeração

A 13 m de altura, a viga circular composta por vigas pré-fabricadas, necessitava de um espaço onde trabalhar na união dos distintos segmentos. As plataformas de trabalho de 2,25 x 2,65 m, desenvolvidas com o Sistema MK, facilitaram e garantiram a segurança na concretagem entre vigas.

Esta obra inclui um condutor subterrâneo de água quente com 4 m de largura e 2,7 m de altura que percorre desde o canto da torre até o centro, e a partir daí, alcança uma altura de 20 m. Neste caso, as paredes foram executadas com ORMA, enquanto na cobertura foram utilizadas Mesas VR, perimetrais, em dois tamanhos: 150 x 270 cm e 150 x 360 cm, facilmente movidas e adaptadas a qualquer localização.

A ULMA manteve os requisitos deste tipo de obra: redução de custos, altos padrões de qualidade e altas exigências em segurança.