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Estação Morumbi Metrô Linha 17 Ouro, São Paulo, Brasil

Soluções especiais para construção de estações de metrô
Uma importante obra de mobilidade urbana está sendo realizada no Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo, que ligará o Aeroporto de Congonhas com o bairro do Morumbi.

Descrição

Uma importante obra de mobilidade urbana está sendo realizada no Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo. Estamos falando da estação Morumbi que pertence a Linha 17 Ouro do Monotrilho. Ela ligará o Aeroporto de Congonhas com o bairro do Morumbi. Com esta estação, as pessoas vão poder fazer a integração totalmente gratuita com a Linha 9 Esmeralda da CPTM. Planejada para ter total acessibilidade, esta estação contará com plataformas laterais de 60 metros cada, além de ventilação e iluminação natural, sistema de captação de água da chuva, que vai servir para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins. Também contará com piso tátil, cinco escadas fixas e dois bloqueios especiais. A estação deverá atender 41 mil passageiros diariamente.

Solução ULMA

O principal desafio da obra era encontrar maneiras de oferecer apoio para o escoramento da estrutura, já que o terreno possuía diversas limitações de espaço e capacidade de carga. A Camargo Correa Infra, construtora responsável pela obra, encontrou na ULMA Construction o parceiro ideal para o desenvolvimento dos sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes de acesso a obra.

O sistema de treliças MK foram importantes para solucionar o escoramento da estrutura da estação, pois o terreno não proporcionava o suporte necessário para a fundação. As treliças venceram vãos de até 18m, sendo 6m em balanço sobre o rio, permitindo a construção das estruturas de grandes vãos com total segurança.

De acordo com Marcelo Passerotti, Engenheiro de Produção da Camargo Corrêa Infra, “O sistema de Treliças MK foi utilizado para vencer uma estrutura em balanço, que tivemos a necessidade de construir para o corpo da estação Morumbi, uma parte desse corpo é em balanço sobre o Rio Pinheiros, então foi desenvolvida uma solução de engenharia juntamente com a ULMA e a Camargo Corrêa Infra, para que a gente conseguisse montar o cimbramento que pudesse sustentar esse corpo da estação neste trecho em balanço. Os painéis COMAIN forma utilizados para fôrma da estrutura, principalmente dos pilares e vigas travessas, foram bem aplicados por permitir adaptar nas diversas geometrias da obra, e como é possível observar, a estrutura tem bastante variação, nenhuma peça é igual a outra, e as fôrmas foram aplicadas de acordo com a modulação de cada geometria, foi um sistema que um projeto bacana que atendeu as nossas necessidades. O resultado disso é um concreto de boa qualidade.” afirmou Marcelo.

A Camargo Correa Infra utilizou a fôrma ENKOFORM, para a construção das lajes da estação, trata-se de um sistema bem flexível, que permite a construção de lajes com alta qualidade de acabamento do concreto. Já os pilares e vigas com geometrias variáveis e alturas de até 4m foram solucionados com a fôrma COMAIN, ideal para este tipo de serviço, devido a sua leveza e versatilidade.

Segundo Marcelo, “Em relação a qualidade, ela é fundamental para o sucesso da obra, definido o projeto de cimbramento ou de fôrma que vai ser empregado, a ULMA faz a separação para que esses equipamentos cheguem na obra na melhor qualidade possível.”  

Os acessos dos trabalhadores entre canteiro e escritório da obra, também exigiram atenção especial, por estarem em lados distintos da marginal pinheiros, região com grande incidência de ventos.  A solução foi definida pelo sistema MK com uma passarela de 40m de vão livre, apoiadas em torres MK, que em conjunto com as escadas de acesso BRIO, proporcionaram o acesso seguro a todos os locais da obra.