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Ponte sobre o Rio Estreito, Santa Catarina, Brasil

Sistemas versáteis para múltiplas aplicações
O estado de Santa Catarina está em pleno crescimento, e para tal, a resolução dos gargalos logísticos é fundamental. Parte importante da solução destes problemas, está na revitalização rodovia SC 453, que liga os municípios de Tangará, Luzerna e Videira as rodovias BR-116 e BR-153.

Descrição

O estado de Santa Catarina está em pleno crescimento, e para tal, a resolução dos gargalos logísticos é fundamental. Parte importante da solução destes problemas, está na revitalização rodovia SC 453, que liga os municípios de Tangará, Luzerna e Videira as rodovias BR-116 e BR-153. A nova rodovia, visa aumentar a segurança, com a redução da grande quantidade de curvas acentuadas existentes, e consequentemente, reduzir o número de acidentes. Como destaque, está a construção de uma nova ponte sobre o Rio Estreito, uma OAE (Obra de Arte Especial) com 180 metros de comprimento e dupla faixa de rolamento.

Solução ULMA

A construtora responsável pela construção, contou com a expertise da ULMA, que com seus sistemas de fôrmas e escoramentos de alta tecnologia, solucionaram a complexidade da obra. O projeto foi dividido em trechos de 1 a 7, onde cada vão entre pilares contêm aproximadamente 25 m de comprimento. Na construção dos trechos 1 a 5, onde não era possível apoiar escoramentos sobre o solo, a solução foi utilizar as Treliças MK em conjunto com Perfis Especiais, montados do solo e elevados por grua sobre os pilares para transmitir as cargas verticais da construção do tabuleiro. Já nos trechos 6 e 7, o escoramento foi solucionado com sistema convencional de torres de Cimbre T-60 apoiadas diretamente no solo. Os acessos as áreas de montagem dos tabuleiros, foram solucionados com o Andaime Multidirecional BRIO, seguro e em conformidade com a Norma NR-18. Ambos os sistemas acompanharam todos os acessórios de segurança para a proteção dos trabalhadores, a mais de 25 m de altura.

Ao todo, mais de 600 toneladas de equipamentos foram fornecidas para acompanhar o ritmo de execução da obra, com previsão de conclusão em 2017.