Descrição
Nessa fase, os serviços acontecem na pista sentido São Paulo, no trecho de ligação da Via Dutra à rodovia Fernão Dias. Os trabalhos fazem parte do pacote de melhorias e ampliação da capacidade de tráfego que trarão mais fluidez ao tráfego da região Metropolitana de São Paulo.
A CCR RioSP, concessionária do Grupo CCR, fará um investimento financeiro de R$ 1,4 bilhão nas obras de ampliação de capacidade de tráfego na região metropolitana de São Paulo, além de geração de 4 mil empregos diretos e indiretos.
Solução ULMA
Os principais desafios desta obra eram além de vencer os grandes vãos entre apoios de até 75 m para construção dos viadutos, não interromper o tráfego na rodovia Dutra, a mais movimentada do país.
Neste sentido o sistema de Balanço Sucessivo CVS é o ideal, pois a estrutura permite a concretagem das aduelas de 5,25 m de maneira totalmente suspensa, sem apoios de escoramento no solo. No caso das Treliças MK também foi o ideal para concretagem in-loco nos trechos sobre a rodovia para vencer vãos de até 30m, onde era possível montar torres de escoramento para apoiar as treliças. Além disso, formas COMAIN, CLR e ENKOFORM VMK foram utilizadas para concretagem dos pilares, abas e tabuleiros. As Torres de Escoramento Cimbre T-60 e Cimbre MK também apoiaram os trechos que contaram com escoramento convencional e o Andaime Multidirecional BRIO solucionou os acessos dos trabalhadores a obra.