Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Concreto Aparente: Detalhes técnicos para um melhor acabamento
Soluções

Concreto Aparente: Detalhes técnicos para um melhor acabamento

26/06/2025
João Carlos Fonseca Jr
João Carlos Fonseca Jr
Diretor de Operações
O concreto aparente é um tipo de concreto decorativo muito utilizado em diversas construções de concreto, seja em edifícios residenciais, comerciais, pontes, viadutos, túneis e diversas outras obras de edificação ou infraestrutura.

Sua execução exige cuidados especiais em relação ao concreto, fôrma e desfôrma para obter os melhores resultados em relação ao seu principal aspecto que é o acabamento final, liso e sem deformações.

Em relação ao concreto, o traço ideal vai depender do tipo de acabamento, resistência, entre outros fatores. Em superfícies lisas, que são as mais comuns, o tipo mais utilizado é o concreto auto adensável, que por ser mais fluido, proporciona um melhor acabamento superficial. Existem ainda diversos aditivos que são utilizados para a execução de concreto aparente para a redução de perda de água, por isso é de suma importância a contratação de um especialista em concreto para especificar o tipo e aditivos ideais para a estrutura a ser concretada. Outros pontos importantes estão em relação a vibração e cura do concreto, que devem ser minuciosamente executados para garantir sua durabilidade e acabamento final.

concreto-aparente-ulma-1

O sistema de fôrma é peça fundamental na execução obras em concreto aparente com alta qualidade de acabamento

Especialmente em relação as fôrmas, os tipos de contato mais utilizados nesses projetos são: os compensados de madeira com revestimento fenólico, de alumínio ou de aço, que além de garantir todas as exigências em relação a pressão do concreto, possuem uma superfície de contato que garante 100% de estanqueidade e não absorve água. Abaixo listamos alguns cuidados que devem ser tomados antes, durante e após a concretagem:

  • Vedação bordas: Evitar a absorção de água pelas laterais do compensado, que danifica e pode causar deformações.
  • Superfície de contato com o concreto: devem estar limpas e isentas de imperfeições, riscos ou amassados.
  • Sistema de Fôrma: rígido e montado conforme projeto para garantir as cargas e pressões exigidas pela concretagem, além do prumo e alinhamento, evitando deformações.
  • Estanqueidade: Garantir a estanqueidade do conjunto para evitar a fuga de nata do concreto, que prejudica o acabamento final.
  • Utilizar desmoldante de qualidade e aplicar conforme indicação do fabricante.
  • Garantir a correta cura do concreto de acordo com a especificação do especialista de concreto.
  • Respeitar o período de desforma indicado pelo projetista e tomar os devidos cuidados e precauções para não danificar as peças durante este processo.

concreto-aparente-ulma-2

Para atender a esta demanda, a ULMA possui a fôrma ENKOFORM VMK, um sistema especialmente desenvolvido para execução de estruturas em concreto aparente, garantindo a qualidade de acabamento necessária para qualquer tipo de estrutura de concreto aparente. Seus painéis são formados de acordo com a estrutura projetada, seja reta ou curva, variando apenas a modulação das vigas para suportar as pressões de concreto exigidas pela estrutura. Os compensados podem ser facilmente trocados caso seja danificado, mantendo assim a qualidade das estruturas de concreto aparente.

Outra vantagem deste sistema está baseada em sua versatilidade logística, uma vez que a fôrma pode ir toda desmontada a obra, que permite otimizar os custos de frete em caso de obras que tenham espaço para armazenamento e montagem. Já no caso em obras que desejam reduzir a mão de obra, trabalhos de montagem e carpintaria, seja por produtividade ou falta de espaço no canteiro, a ULMA pode enviar os painéis pré-montados a obra, o que agiliza muito o processo construtivo como um todo e garante a qualidade de montagem de todo o sistema.

concreto-aparente-ulma-3

O sistema ainda pode ser aliado aos consoles trepantes BMK, sistema que permite a execução das paredes de concreto e são movimentados por grua, ou ainda pelos sistemas autotrepantes RKS e ATR, que possibilitam a movimentação através de um sistema hidráulico.