Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Balanço Sucessivo CVS, é tecnologia aplicada na Duplicação do Viaduto Abidb Chammas

25/11/2020
Produtividade e segurança a toda prova na construção do viaduto sobre a av. dos estados em Santo André.

A Duplicação do Viaduto Adib Chammas é uma obra do programa de mobilidade urbana sustentável da Cidade Santo André, que além desta, possui diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco, que será completamente modernizado, e quatro quilômetros de corredores de ônibus na região central, que totalizam investimento de US$ 50 milhões pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A obra com investimentos aproximados em 15 milhões irá melhorar e muito o transito na região. O viaduto projetado terá um comprimento de 160m e uma largura de 9,80m, contemplando duas novas faixas de circulação de 3,50m cada, duas faixas de segurança de 1,00m e duas barreiras intransponíveis de 0,40m cada.

A Construtora Terracom, vencedora da concorrência para execução do viaduto, necessitava de equipamentos versáteis para a execução das obras, e a ULMA, referência mundial neste tipo de construção, foi escolhida pela construtora para fornecer as soluções de fôrmas, escoramentos e andaimes de acesso a obra.

O sistema MK foi peça fundamental na execução do viaduto, pois permitiu como o mesmo equipamento fornecer as treliças e escoramento de alta capacidade de carga, nos trechos onde era possível executar o tabuleiro com apoio sobre o solo. Já ao centro do onde não era possível ter apoios sobre o solo, por conta do rio e do tráfego da Av. do Estado, foi utilizado o inovador sistema de Balanço Sucessivo CVS, derivado do sistema MK, que permite a execução da ponte em aduelas sucessivas executadas in-loco, sem a necessidade de escoramento sobre o solo, este sistema possui ainda um sistema hidráulico de movimentação e nivelamento, que agiliza o processo preparação para as novas etapas de concretagem. Em alguns trechos com menor carga foram utilizadas ainda Torres de Escoramento T-60, Fôrma ENKOFORM HMK para a execução do tabuleiro e o Andaime Multidirecional BRIO solucionou os acessos dos trabalhadores a todos os locais da obra com total segurança.

A ULMA se mostrou o parceiro ideal para a obra fornecendo uma solução integral a todas as necessidades da obra em sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes.