Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Soluções Fôrmas e Escoramentos na ampliação da estação de tratamento ETE Pitico

23/09/2021
A ETE PITICO, é uma Estação de Tratamento de Águas da cidade de Sorocaba, em operação desde 2009 para tratamento de águas de esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema.

Com investimentos de 37 milhões, sendo 92,71% provenientes de financiamento do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal, e 7,29% de recursos próprios da Prefeitura de Sorocaba e do SAEE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Com vazão atual de 251 litros por segundo Em 2020, o SAEE iniciou a obra de ampliação que vai ampliar em quase 50% sua capacidade de vazão para 351 litros por segundo, com a construção de três linhas de tratamento, somada as duas já existentes, três novos tanques de aeração, três decantadores e três adensadores, além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação, além de um novo reservatório de água potável de 88 mil litros.

A Consbem, construtora responsável pela construção, encontrou na ULMA, as soluções ideais para a construção diversas das estruturas. A Fôrma COMAIN, sistema que permite ser utilizado em múltiplas aplicações, devido a sua modularidade e facilidade de adequação foi utilizado na construção das paredes de concreto dos tanques, adensadores e decantadores de raio que variavam entre 5 e 25 metros e altura máxima de 5,4 m, além de muros de contenção da estação de tratamento. Já o sistema de Andaime e Cimbre BRIO, solucionou o escoramento da casa dos sopradores com altura máxima de 9,2 m, além dos acessos seguro aos trabalhadores aos diversos trabalhos em altura da obra, como andaime de trabalho.

Foram mais de 140 toneladas de equipamentos fornecidos dentro dos prazos acordados com o cliente, qual a ULMA pode mais uma vez atestar sua expertise em sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes para obras de estações de tratamento e saneamento.