Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

ULMA: 60 anos de história

12/07/2021
Foi em 1957 que seis jovens operários deram início ao que hoje é a ULMA. Começaram com o nome de Talleres Ignacio Maiztegi e se dedicavam à manutenção e trabalhos auxiliares para a então florescente indústria do chocolate de Oñati.

Essa primeira atividade posteriormente levou à construção de Máquinas de Embalagem, inicialmente para chocolate, e posteriormente evoluiu para outras aplicações. Ao mesmo tempo, o irmão de um dos fundadores, em viagem aos Estados Unidos, trouxe algumas brochuras de um novo produto. Era um andaime modular de metal. Era algo novo na época e eles rapidamente se integraram à produção. Em 1961, decidiram transformar a empresa em cooperativa com o nome Talleres ULMA S.C.I, assinando a ata em 8 de setembro do mesmo ano.

Nas décadas de 60 e 70, a cooperativa ampliou sua gama de produtos; maquinários para a indústria alimentícia, maquinários para a indústria automotiva, embaladoras para embalagens de sabão e enlatados, a escora metálica da marca JJEIP, a cerca de metal ULMA, além da empilhadeira JJEIP. Nas décadas de 1980 e 1990, a cooperativa iniciou o seu processo de internacionalização e deu os primeiros passos para criar o que, anos mais tarde, seria o Grupo ULMA com a integração da ENARA e OINAKAR.

Nos últimos 60 anos houveram épocas de auge, de bonança, mas também de desafios e dificuldades que a ULMA superou. A forte crise que abalou a economia internacional nos anos 70, a reconversão industrial basca dos anos 80, a crise financeira de 2008... Tudo isso foi superado graças ao esforço coletivo de todo o grupo como chave para superar essas dificuldades e continuar criando empregos.

60 anos depois, a ULMA é um Grupo Empresarial formado por nove Negócios com atividades muito diversificadas. Cerca de 5.500 profissionais trabalham em mais de 80 países ao redor do mundo, oferecendo os sistemas e serviços mais avançados do mercado. Hoje, em 2021, coincidindo com uma crise de saúde global sem precedentes, a ULMA comemora seu 60º aniversário e continua a se consolidar como um Grupo Cooperativo em torno dos mesmos valores que a viram nascer e crescer; participação, cooperação, inovação e competitividade.