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Metrô de Roma, Linha C, Itália

Solução única em diferentes túneis
A Linha C, que ligará a periferia ao centro da cidade, se transformará na maior via de transporte público da Itália e a primeira do metrô de Roma.

Descrição

A Linha C, que ligará a periferia ao centro da cidade, se transformará na maior via de transporte público da Itália e a primeira do metrô de Roma. Um projeto único, onde a ULMA trabalhou a 30 m de profundidade e 25,5 km de extensão.

Estação Alessandrino:

  • Comprimento de 2 túneis paralelos: 115 m
  • Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
  • Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m
  • Ciclo de concretagem: 2 dias
  • Montagem: in-loco em 23 dias. O carro MK foi utilizado em ambas as galerias e se dividiu em módulos de 6 m para executar o túnel de 28 m da Estação Centocelle.

Estação Mirt:

  • Comprimento de 2 túneis paralelos: 46 m
  • Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
  • Comprimento do carro de fôrma: 6,1 m
  • Ciclo de concretagem: 3 dias
  • Montagem: na ULMA. A mobilidade do sistema facilitou a descida da parte central em cada avanço para evitar interferências na laje pré-existente.

Estação Malatesta:

  • Comprimento do túnel: 165 m
  • Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
  • Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m
  • Ciclo de concretagem: 3 dias
  • Montagem: in-loco em 17 dias. Foi utilizado o mesmo carro da Estação Alessandrino com uma pequena troca de elementos.
  • Divisível: a seção completa era de 12 m, exceto em áreas curvas onde se reduziu a 6 m.

Paredes da Estação Lodi:

  • Perímetro por andar: 276 m
  • Altura das paredes no primeiro andar: 4,21-6,03 m
  • Altura parede nos demais andares: 6,16-6,76 m
  • Ciclo de concretagem: 2 dias. Com o Sistema MK, como treliça para apoio de fôrma, foram executadas paredes de até 12 m de comprimento. Ideal para estruturas de grandes dimensões, proporcionou uma ampla gama de seções em túneis, fôrmas e cargas.

Solução ULMA

Desde o início, a ULMA forneceu os materiais e apresentou sua alta experiência na execução de estações subterrâneas.

A modularidade do Sistema MK permitiu, com uma única solução, reutilizar os carros em diferentes galerias com uma mínima adaptação as diferentes geometrias.

A segurança foi integrada aos sistemas ULMA, já que em todos os carros porta fôrma incluíram plataformas e escadas de trabalho.