
Métodos construtivos para Pontes e Viadutos
Essas superestruturas podem ser executadas com concreto, aço ou mistas, e neste artigo vamos focar especificamente nas soluções que podem ser aplicadas nos sistemas construtivos em concreto, o mais comum nas obras do Brasil.
A escolha do sistema construtivo pode variar por diversos fatores, porém, alguns deles são imprescindíveis para a sua definição:
- Extensão do vão a ser vencido
- Obstáculo a ser superado (Rio, Mar, Rodovia, Avenida...)
- Soluções e Equipamentos disponíveis
- Recursos de mão de obra
- Custo Benefício
Considerados esses fatores determinantes, é feita a escolha do método construtivo, qual descrevemos os mais comuns utilizados atualmente nas obras de pontes e viadutos no Brasil:
Ponte de vigas Pré-moldadas
Método comum em trechos para vencer distâncias curtas entre apoios, como passagens sobre rodovias, onde as vigas, geralmente pré-fabricadas de concreto são içadas e apoiadas nos encontros e/ou pilares com vigas travessas construídos in-loco, com sistemas de fôrmas metálicas retas ou circulares, e posteriormente é executada a capa do tabuleiro, que consolidam a estrutura. Em geral, utiliza sistemas de fôrmas e escoramentos para a execução dos blocos de fundação, encontros, pilares, vigas travessa e as abas, ou ainda em alguns casos nas vigas pré-moldadas, que também podem ser pré-fabricadas no próprio local.
Pontes em Balanço Sucessivo
Executadas através de um sistema chamado Balanço Sucessivo e geralmente selecionadas para vencer grandes vãos entre apoios sobre rios e vales, impossibilidade de montagem de escoramentos sobre o solo ou locais de alta movimentação de tráfego sejam rodovias, ferrovias ou avenidas, justamente por permitir a execução da ponte em aduelas sucessivas executadas in-loco, sem a necessidade de escoramento sobre o solo. Esse sistema consiste na construção de uma aduela de disparo (aduela 0) onde são instalados os carros de avanço que executam as aduelas seguintes e recebem o sistema de protensão.
Pontes Estaiadas
Muito difundido no Brasil atualmente, este método construtivo consiste na execução de um Pilar Central que sustenta o tabuleiro das pontes através de cabos, presos aos pilares por toda a extensão da ponte. Neste caso a grande complexidade está na execução do Pilar Central, geralmente muito alto, e que requer sistemas de fôrmas trepantes que são movimentados por grua, ou autotrepantes, este último movimentado por um sistema hidráulico para as novas etapas de concretagem.
A ULMA é especialista em sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes para qualquer destes tipos de construção de pontes ou viadutos, com diversas obras já executadas no brasil e no mundo.
Possui uma obra deste tipo? Conte conosco escolher o melhor sistema seja qual for o método construtivo da sua obra.