Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Grande quantidade de equipamento para a construção do primeiro trecho ferroviário de alta velocidade de Portugal

19/12/2022
No âmbito do Plano Ferroviário Nacional, a Linha Évora-Elvas de 80 km será o primeiro trecho de alta velocidade em Portugal para transporte de mercadorias e passageiros.

Este trecho faz parte de um projeto maior, o chamado Corredor Internacional Sul, que ligará Elvas ao porto de Sines, melhorando as ligações do país com a Europa.

Nas obras dirigidas pela empresa pública ‘Infraestruturas de Portugal’, participamos de quatro dos cinco trechos em conjunto com as construtoras MotaEngil, MADONU, Construtora São José, Teixeira Duarte, Sacyr, COMSA, Fergrupo e FCM.

  • Trecho Freixo - Alandroal: 20,5 km
  • Trecho Évora Norte – Freixo: 20,5 km
  • Trecho Évora – Évora Norte: 10 km
  • Trecho Alandroal – Linha do Leste: 38,5 km

O Trecho Freixo - Alandroal é constituído por 10 viadutos e 16 passarelas. Além de fornecer muitos equipamentos, o desempenho anda de mãos dadas com a segurança. Na construção dos respectivos tabuleiros foram fornecidos 20.000 m³ de Cimbre OC e cerca de 4.000 m² da Fôrma ENKOFORM. Colocamos 3.600 m² de fôrma ORMA e 10 conjuntos de fôrmas para pilares e sapatas combinando ENKOFORM e ORMA, além de 280 metros de escada e 10.500 m² de andaime BRIO.

A dimensão da obra exigiu o fornecimento de toneladas de equipamentos e comunicação contínua.

No Trecho Alandroal – Linha do Leste, fornecemos sistemas de fôrmas e escoramentos para três viadutos, 10 passagens inferiores e fôrma para paredes em 13 viadutos: 25.000 m³ de Cimbre T-500, consoles e perfis, cerca de 1.000 m² da Fôrma ENKOFORM e 3.800 m² de Fôrma ORMA.

Não perca o vídeo deste espectacular projecto de construção: Clique aqui e desfrute das deslumbrantes imagens!

Gonçalo Gonçalves - Mestre de obra, MotaEngil João Castro - Diretor de Obra, Grupo Madonu 

“Em uma obra de tamanha complexidade, a equipe da ULMA é muito eficaz em sua capacidade de resposta, fornecimento de equipamentos, soluções de engenharia e suporte técnico. Além disso, garantem não só cumprir os prazos, mas fazê-lo com segurança. É uma empresa que nos dá confiança e nos acompanha durante toda a obra”.

"A ULMA possui uma equipe muito profissional, que nos acompanha a nível de estudo, montagem e gestão da construção durante todo o processo e toda a obra. As soluções que nos foram propostas são acima de tudo rentáveis. Isso nos permite trabalhar com segurança e reutilizar os equipamentos nos diferentes viadutos que vamos construir".